Treinamentos são ferramentas importantes para o sucesso empresarial

 Em Cursos em Segurança do Trabalho

Não é difícil perceber que, em um país que ocupa uma das primeiras posições entre as nações com mais casos de acidentes de trabalho em todo o mundo, há uma falta de investimento na Saúde e Segurança do Trabalho e também uma falta de conhecimento sobre as soluções que ela pode trazer para dentro das empresas.

Mas você já parou para pensar nesse assunto e como você pode revolucionar o seu negócio, adotando medidas simples, mas muito efetivas não apenas para a área de SST, mas em um contexto geral da sua empresa, pensando até mesmo em produção e lucratividade?

Leia mais: 
– Transtornos mentais relacionados ao trabalho: o desafio das empresas na atualidade
– Qual a função de uma empresa de Segurança do Trabalho? 
– Segurança do Trabalho em pequenas e médias empresas
– Cursos a distância em Segurança do Trabalho são regulamentados pelo MTE 
– Cursos on-line x cursos presenciais: qual é a opção ideal para a sua empresa 

Alguns dos empresários mais bem-sucedidos do mundo e também autores e estudiosos da área de Administração e Recursos Humanos já conseguiram perceber que uma dessas medidas está relacionada, principalmente, ao investimento em treinamentos de capacitação e desenvolvimento pessoal.

Confira o que alguns experts no assunto dizem sobre os treinamentos:

Treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimentos, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do alcance dos objetivos organizacionais. (Idalberto Chiavenato, autor de diversos livros da área de Administração de empresas e Recursos Humanos)

Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que prefiram ficar. (Richard Branson, fundador do Grupo Virgin e um dos empreendedores mais criativos e bem-sucedidos do mundo)

Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria de adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. (John W. Boudreau e George T. Milkovich, autores de renomados livros sobre Administração e Recursos humanos)

Só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem: é não formar e eles permanecerem. (Henry Ford, engenheiro e empreendedor americano, famoso por criar a produção em série)

Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à otimização no trabalho. (Jean Pierre Marras, especialista na área de administração de empresas e recursos humanos, autor de 18 livros e vencedor do prêmio “Melhor profissional de RH do ano”, em 2014)

Se você acredita que o treinamento é caro, experimente a ignorância. (Derek Bok, ex-reitor da Universidade Harvard)

Homem ministrando treinamentosCom apenas seis depoimentos, já se torna nítido o valor que os treinamentos têm para a saúde e sucesso das empresas. Isso porque, no âmbito geral, muito mais que uma forma de manter a equipe de funcionários atualizada sobre procedimentos, eles também representam um investimento no próprio negócio, uma solução para a produtividade e resolução de conflitos e um método eficaz de implantar novos hábitos e alinhar a cultura organizacional do empreendimento.

Já na área de SST, especificamente, os treinamentos apresentam uma forma de preservar a saúde e integridade de seus colaboradores, orientar sobre a correta realização das atividades e promover uma mudança de pensamentos e atitudes dentro dos ambientes de trabalho.

Alcançar todas essas mudanças parece impossível para você? Pois saiba que, implantá-las pode ser mais rápido do que parece! Afinal, hoje em dia há uma grande oferta de treinamentos, para as mais diversas áreas e finalidades, que podem ser realizados de forma online – ou seja, sem que haja descolamentos e gastos excessivos, e o que é melhor: com total flexibilidade para os participantes – e, na grande maioria das vezes, com uma carga horária que se encaixa à rotina das pessoas.

Essas facilidades e variedades de temas contribuem para que os resultados de um treinamento possam ser notados e implantados em um médio ou curto prazo, principalmente, quando as áreas de recursos humanos e SESMT da sua empresa caminham juntas, procurando a todo momento identificar os pontos fracos do seu negócio e introduzir campanhas que, de fato, atuem em prol de um ambiente de trabalho mais agradável e eficiente.

Quer investir em treinamentos? Saiba como!

Agora que você percebeu que os treinamentos podem trazer soluções eficazes para o seu negócio, você deve estar se perguntando por onde começar e em qual tema investir por primeiro. Certo?

Para ajudá-lo nesse processo, nós elencamos três passos importantes, seguindo as orientações dos autores que mencionamos no início do texto:

Passo 1: Pesquisa

Um ponto importante sobre os treinamentos é que eles não devem ser disponibilizados uma única vez. Afinal, tudo muda muito rápido e alguns conceitos podem ficar defasados em pouco tempo. Para não perder nenhuma mudança e não ficar atrás da concorrência, é preciso se atualizar sempre – e uma forma de fazer isso, é por meio dos treinamentos, é claro.

Então, independentemente de a sua empresa ainda não investir em cursos de capacitação e desenvolvimento ou oferece-los esporadicamente aos seus funcionários, a dica é a mesma: comece alinhando a sua equipe de RH e SESMT para que elas estejam a todo momento identificando as necessidades do seu negócio.

Para realizar essa tarefa, é fundamental que as duas áreas estejam sempre em contato com os colaboradores e supervisores e estejam dispostas a ouvi-los. Aplicar questionários e ter o olhar atento à realização de atividades também são métodos eficazes de identificar as deficiências pessoais dos seus funcionários e de cada setor do seu empreendimento.

Passo 2: Identificação

O período de análise pode levar tempo, mas ele é fundamental para que seja possível aplicar um planejamento de treinamentos assertivo e também para avançar para a segunda etapa do processo, que é organizar as principais necessidades do negócio e os recursos disponíveis para atendê-las.

Com esses pontos alinhados, as falhas da sua empresa se tornam muito mais claras e você consegue suprir a demanda de necessidades, de acordo com as áreas que precisam receber uma atenção com mais urgência ou de acordo com os resultados que você pretende alcançar com o seu negócio em um futuro próximo.

Vale lembrar, no entanto, que, a Segurança e Saúde do Trabalho deve estar sempre na lista de prioridades da sua empresa. Pois, além dos benefícios já mencionados sobre os treinamentos dessa área, há ainda outros fatores que devem ser analisados, como o prejuízo que os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais trazem para o negócio, não apenas no que diz respeito às questões monetárias, como também em relação à imagem e reputação perante o mercado.

Então, se a sua equipe de funcionários ainda não está 100% capacitada e atualizada com relação aos treinamentos de SST, uma dica importante é começar a investir em treinamentos voltados para essa área.

Passo 3: Execução

Pessoas participando de treinamentos em uma empresaAgora que você já sabe o que precisa melhorar na sua empresa, chegou a hora de investir, de fato, nos treinamentos. Nessa etapa, também é importante que a equipe de RH e SESMT estejam alinhadas, pois, como dito anteriormente, hoje em dia, há uma grande oferta de treinamentos no mercado, mas nem todos possuem a mesma qualidade ou nível de comprometimento com os resultados.

O ideal é procurar por empresas com um bom histórico na prestação daquele serviço ou área de atuação, que ofereça treinamentos com soluções eficazes, conteúdo atualizado, dinâmico e aprovado pelos órgãos regulatórios e instrutores especialistas no assunto abordado. Dessa forma, as chances de você investir em algo realmente vantajoso para a sua equipe e empresa como um todo são muito maiores.

Capacite a sua equipe em SST com quem entende do assunto

Se você está buscando uma organização de confiança para treinar os seus funcionários em SST, conheça a Ballardin Engenharia!

Somos uma empresa com mais de 15 anos de atuação no ramo da Saúde e Segurança do Trabalho, que já certificou milhares de colaboradores, por meio de cursos semipresenciais, presenciais e in company – todos com conteúdos programáticos atualizados e aprovados pelo Ministério da Economia – Previdência e Trabalho.

Nossa plataforma de ensino a distância oferece uma navegação simples e intuitiva e disponibiliza mais de 40 treinamentos diferentes, incluindo os básicos, avançados e de reciclagem.

Saiba mais sobre o nosso trabalho e os planos especiais que disponibilizamos para a contratação de treinamentos para equipes, entrando em contato conosco ou solicitando um orçamento!

Posts recomendados

Deixe um comentário

Cursos a distância em segurança do trabalho