Riscos nos ambientes de trabalho: como identificá-los e preveni-los?

 Em Comportamentos de Risco

Existem empresas com as mais diversas áreas de atuação, porém, todas elas têm algo em comum: os riscos nos ambientes de trabalho. Alguns deles, em curto prazo já apresentam seus efeitos, outros, menos agressivos, podem levar anos e anos para afetar a saúde de um funcionário – o que não significa que eles não estejam lá.

Leia também: 
– Quais são as funções de um Engenheiro em Segurança do Trabalho? 
– Os riscos de economizar em avaliações quantitativas 
– Número de mortes por acidentes de trabalho volta a crescer no Brasil
– Transtornos mentais relacionados ao trabalho: o desafio das empresas na atualidade
– Como a consultoria em Segurança do Trabalho pode contribuir com a sua empresa? 

É porque os riscos existem e afetam, sim, a segurança, saúde, integridade e produtividade dos colaboradores, que as empresas precisam alertar sua equipe de funcionários e, mais do que isso, informá-los sobre como se prevenir. Afinal, esta é a única forma de criar a percepção e conscientização sobre os riscos existentes nas atividades exercidas e nos ambientes ocupacionais.

Para que este trabalho de conscientização seja efetivo e alcance os objetivos corretos, ele deve ser bem planejado e estruturado. Abaixo, você terá a oportunidade de saber como fazer isso dentro da sua empresa. Confira!

Comunicando os riscos do dia a dia

Se o funcionário não estiver consciente dos riscos que está correndo, ele dificilmente tomará os devidos cuidados para proteger a sua saúde. Por isso, o primeiro passo que deve ser dado é a comunicação.

Tampões de ouvido para evitar riscos nos ambientes de trabalhoSeu funcionário atua com substância perigosas? Alerte-o! Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) não estão sendo utilizados corretamente? Oriente-o! A temperatura do ambiente traz riscos à sua saúde? Informe-o!

Mesmo que algum risco seja óbvio ou que o motivo da utilização de um EPI ou EPC pareça claro, não deixe de passar, também, essas informações ao seu funcionário. Quanto mais assimiladas as informações forem, maiores serão as chances de ele seguí-las em seu dia a dia.

Tendo atenção à realidade da sua empresa

Como dissemos, alguns riscos são tão evidentes que, mesmo uma pessoa com pouca informação, consegue identificá-los e encontrar algumas formas de preveni-los. Você mesmo pode fazer isso na sua empresa, avaliando o ambiente de trabalho, as atividades realizadas pelos seus colaboradores, a condição dos EPI’s e a forma com que eles estão sendo utilizados.

A estrutura física dos espaços, o volume dos áudios e o som emitidos pelos equipamentos, bem como a qualidade das máquinas são outros fatores que podem ser analisados. Porém, não se esqueça que este é um trabalho que deve ser feito também por profissionais da área, ou seja, Engenheiros de Segurança do Trabalho.

Eles têm as técnicas corretas para identificar os riscos – mesmo quando eles não são tão aparentes –, orientar a forma correta de como a empresa como um todo e os colaboradores podem evitá-los, além de saberem como elaborar os documentos necessários para a avaliação e controle dos riscos.

Orientando a sua equipe

Como dito acima, uma das formas de mitigar os riscos nos ambientes de trabalho é por meio da informação e do incentivo para que os colaboradores adotem as ações preventivas em seu dia a dia.

Por isso, uma das funções de toda empresa é não apenas contribuir para que os funcionários evitem os riscos de forma individual, mas que incentivem os seus colegas a fazerem o mesmo.

Outras formas de evitar os riscos nos ambientes de trabalho

Até aqui, você pôde conferir algumas dicas de como combater os acidentes nos espaços laborais, conhecendo, avaliando e evitando os riscos nos ambientes de trabalho. Confira outras formas de dar continuidade neste trabalho:

ícone riscos nos ambientes de trabalho - Ballardin Engenharia não exija mais do que os seus funcionários podem oferecer. Excesso de trabalho ou realização das atividades em velocidade muito alta aumentam as chances de haver acidentes e, normalmente, acabam gerando retrabalho;

ícone riscos nos ambientes de trabalho - Ballardin Engenharia forneça todos os equipamentos de proteção coletiva e individual, revise sempre a qualidade de cada um deles, reforce a importância da sua utilização e restrinja estas roupas e acessórios aos momentos e ambientes adequados, prolongando a sua vida útil;

ícone riscos nos ambientes de trabalho - Ballardin Engenharia invista em todo tipo de ação que possa levar informação e ajudar na segurança do trabalho de seus colaboradores, como palestras e cursos.

Lembre-se que, embora esteja nas mãos de cada funcionário agir em prol da sua própria saúde e segurança, cada empresa tem o dever de fazer a sua parte e fornecer os requisitos mínimos para que os acidentes sejam evitados. Mesmo porque, quando algo de fato acontece com um trabalhador, a responsabilidade dos danos passa a ser inteiramente do empregador.

Precisa de ajuda para elaborar os documentos do seu negócio, identificar os riscos e levar a conscientização necessária para os seus funcionários? Conte com a Ballardin Engenharia, uma empresa com quase duas décadas de atuação e diversos atendimentos realizados com sucesso para empreendimentos de pequeno, médio e grande porte!

 

Posts recomendados

Deixe um comentário

Homem trabalhando com um equipamento de solda