Quarentena e a Segurança do Trabalho

 Em Assessoria em Segurança do Trabalho

Na última semana, dia 02/04, a Ballardin Engenharia prestou suporte a uma empresa paranaense de produção de álcool em gel durante a quarentena. Devido à alta demanda ocasionada pela nova pandemia do coronavírus, a empresa adequou seu modelo produtivo, o que acarretou em mudanças nos riscos e processos na atividade. Foi realizada então a avaliação de insalubridade e explosividade inerentes à produção deste composto inflamável, bem como a sugestão das adaptações necessárias para diminuir os perigos da atividade.

O mundo está passando por uma situação de crise, e atitudes emergenciais, como esta, devem ser realizadas visando um bem maior, contudo não pode-se esquecer da saúde do trabalhador. A segurança das pessoas envolvidas nestas atividades, sejam os profissionais de saúde ou nos setores produtivos readaptados para produção de álcool, devem ser sempre levadas em conta e respeitadas. Por isso siga as dicas da Ballardin Engenharia para manter a segurança de seus empregados, mesmo com a crise:

 

Treinamentos durante quarentena

Os treinamentos de NR 20, por exemplo, que se aplicam às pessoas envolvidas nestas atividades de risco com produtos inflamáveis, é uma maneira de se obter processos seguros. Um profissional treinado e conhecedor dos riscos de sua atividade terá muito menos chances de se acidentar. E hoje, com a tecnologia e o home office sendo realizado, os cursos e treinamentos podem ser feitos de maneira online, já com aprovação do Ministério do Trabalho, conforme prevê a nova NR1. Aproveite o tempo de reclusão para treinar sua equipe. Verifique quais os cursos que se enquadram com as suas necessidades aqui.

 

Atenção às mudanças

Se há duvidas com relação à uma atividade desenvolvida pela sua empresa, insegurança com relação às mudanças na legislação e NRs, entre em contato com uma consultoria para avaliar a situação e respaldar a sua empresa, protegendo tanto o trabalhador, quanto a empresa sob os aspectos da legislação de saúde e segurança no trabalho. Fique atento pois o planejamento deve sempre estar em dia, embora as ações não sejam cobradas neste período.

 

Mantenha a gestão em segurança do trabalho

Embora a medida provisória 927 tenha suspendido algumas exigências administrativas de saúde e segurança do trabalho durante o vigor do estado de calamidade, ainda faz-se necessário a manutenção da gestão de capacitações, treinamentos e programas de segurança, como o PGR, PCMSO e o LTCAT, por exemplo. Mesmo com as cobranças suspendidas, ao fim do período de quarentena, as empresas terão prazo relativamente reduzido para adequação e volta a normalidade. Por isso, deve-se planejar ou mesmo executar o que for possível neste período.

Em caso de dúvidas de como agir neste período, entre em contato conosco.

Ballardin Engenharia de Segurança do Trabalho

Posts recomendados

Deixe um comentário