Qual a função de uma empresa de segurança do trabalho?

 Em SST

Milhares de acidentes de trabalho acontecem todos os dias ao redor do mundo. Grande parte desse índice poderia ser controlado e prevenido, no entanto, se todos os negócios dessem o devido valor às medidas de SST e, mais do que isso, tivessem o suporte de uma empresa de segurança do trabalho para lhes orientar nas tomadas de decisões e garantir uma orientação periódica no que diz respeito à essa área.

Leia também:
– Como a consultoria em segurança do trabalho pode contribuir com a sua empresa? 
– eSocial e a segurança do trabalho: o que muda? 
– Autuações por falhas na prevenção de acidentes chega a quase 20 milem 2017, no Brasil
– Segurança do trabalho em pequenas e médias empresas
– Brasil: a 4ª nação com mais acidentes de trabalho 
– eSocial: multas e penalidades 

Antes de entender, porém, qual a função de uma empresa de segurança do trabalho é fundamental compreender o que é essa área e porque ela é tão importante dentro dos ambientes de trabalho.

Segurança do trabalho: o que é?

A segurança do trabalho pode ser entendida como uma série de medidas que têm como objetivo minimizar os acidentes laborais e doenças ocupacionais, priorizando a integridade dos trabalhadores bem como a sua capacidade de trabalho. Trabalhadores utilizando EPIs analisando um papel

Para isso, a legislação brasileira utiliza de normas regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos, e também de convenções internacionais, afim de padronizar as ações dentro das empresas e garantir que as determinações sejam, de fato, aplicadas.

Para colocar essas normas e leis em prática, no entanto, é necessário atender a uma série de medidas, como por exemplo:

ícone de um check verde  dispor de um Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que trata-se de uma equipe multidisciplinar formada por um técnico em segurança do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, um médico do trabalho e um enfermeiro do trabalho;

ícone de um check verde  constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com os próprios colaboradores da empresa;

ícone de um check verde  elaborar programas e documentos que permitam o controle e monitoramento dos ambientes e condições de trabalho e do trabalhador;

ícone de um check verde  promover cursos e palestras sobre o tema da segurança do trabalho e assuntos específicos à realização das atividades de cada trabalhador.

Essas são apenas algumas medidas que fazem parte da segurança do trabalho. Porém, implantá-las sem o apoio de uma equipe especializada nem sempre é simples. E é exatamente por isso que uma empresa de segurança do trabalho pode ser extremamente valiosa para os negócios em geral.

Função de uma empresa de segurança do trabalho

Mais do que apenas prevenir acidentes laborais, as empresas que trabalham no ramo da segurança do trabalho atuam para levar a conscientização sobre esse tema, por meio de medidas educacionais e motivacionais.

Além disso, elas também orientam as empresas à adotarem melhorias nas condições de trabalho e saúde dos colaboradores, bem como incentivam a implantação de políticas mais efetivas que estão sempre priorizando a integridade do quadro de funcionários.

Também faz parte da função de uma empresa de segurança do trabalho estar sempre atenta às novidades e determinações vigentes, para garantir que seus clientes atuem dentro da lei e evitem prejuízos com multas e outros tipos de penalidades causadas pela negligência.

Entre as determinações atuais, é válido destacar que o eSocial – um programa novo do Governo Federal, que passou a fazer um controle mais rigoroso de documentos e impactou também a área da segurança do trabalho – ainda está em fase experimental e de adaptação e tem causado muitas dúvidas aos contratantes, o que demonstra, mais uma vez, a importância do suporte de uma empresa de segurança do trabalho, já que ela terá todas as informações e expertise para orientar os negócios das mais diversas áreas e irá fazer com que eles se encaixem às novas determinações, no que diz respeito à SST, de forma ágil, correta e eficiente.

Por fim, também faz parte das funções de uma empresa de segurança do trabalho incentivar e, em alguns casos, viabilizar a realização de treinamentos, a fim de capacitar os trabalhadores e garantir, assim, que a realização de suas atividades aconteça de forma segura, produtiva e eficaz.

Ballardin Engenharia: a sua empresa de segurança do trabalho

Com quase 20 anos de atuação, a Ballardin Engenharia disponibiliza todo o suporte necessário para a área de segurança do trabalho da sua empresa. Nós oferecemos:

ícone de um check verde  serviço de consultoria e assessoria;

ícone de um check verde  palestras e desenvolvimento de SIPATs;

ícone de um check verde  elaboração de programas e laudos (PPRA, PCMSO, PCMAT, LTCAT, PGR, PPR e PPP, AET, NR-12 e NR-13)

ícone de um check verde  treinamentos on-line, semipresencial e presencial.

ícone de um check verde sistema de gerenciamento.

Sua empresa precisa de orientação no quesito saúde e segurança do trabalho? Entre em contato com a Ballardin Engenharia! Nós vamos analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio e, juntos, traçaremos as medidas que farão diferença na rotina do seu quadro de funcionários.

 

 

Posts recomendados

Deixe um comentário