Projetos Mecânicos

Os projetos mecânicos são as melhores e mais eficientes formas de representar e dar vida a uma peça, uma máquina, um objeto ou ao um novo produto. Isso porque, por meio de softwares específicos, os projetistas mecânicos realizam cálculos estruturais e fazem o dimensionamento dos componentes, afim de viabilizar a criação de um projeto funcional, seguro, confiável e com um bom design.

Os desenhos técnicos são a base dos projetos mecânicos. Por meio deles, é possível ilustrar todas as medidas e formas do objeto, garantindo uma única interpretação por parte dos projetistas, clientes e fabricantes.

Outra vantagem dos desenhos técnicos é que eles possibilitam parametrizar os processos nacionais e internacionais, bem como garantir que todos os padrões e normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) serão atendidas e respeitadas – oferecendo maior segurança e confiabilidade ao projeto que será desenvolvido.

Em outras palavras, os projetos mecânicos permitem que as empresas consigam tirar do papel os mais diferentes tipos de máquinas, peças e objetos com total eficiência. Afinal, com esse tipo de trabalho, os projetistas mecânicos possibilitam que tanto os produtos mais simples quanto os mais complexos sejam desenvolvidos.

Etapas dos projetos mecânicos

A execução dos projetos mecânicos vai além da etapa de produção em si. Por isso, contar com projetistas mecânicos capacitados e habilitados para realizá-los é indispensável. As etapas inclusas no processo são:

Introdução

Nesta etapa, é realizado o diagnóstico do produto que será desenvolvido, que inclui a análise do problema, o entendimento das necessidades do cliente, a função da máquina ou objeto que será projetado e os riscos oferecidos por ele.

Planejamento

A etapa de introdução é essencial para o sucesso do planejamento, que irá considerar os custos, o tempo de produção, os materiais necessários, as obrigações legais e a descrição dos possíveis riscos do equipamento projetado.

É nessa etapa também que serão realizados os cálculos, dimensionamento e modelagem do produto, a fim de garantir a sua eficiência e segurança.

Execução

Tudo que foi planejado na etapa anterior, é colocado em prática no momento da execução, que é a fase mais demorada, trabalhosa e também a mais importante, já que é nela que todo o projeto é construído.

Monitoramento

Conforme os projetos mecânicos vão sendo executados, eles precisam passar por uma série de revisões e ajustes, que são realizadas na etapa de monitoramento.

Normalmente, essa fase é realizada em paralelo à execução. Assim, é possível evitar retrabalhos maiores, bem como garantir que os projetos sejam entregues dentro do prazo. Além disso, é por meio da realização dos monitoramentos que se torna possível atestar o correto funcionamento do produto que está sendo desenvolvido.

Finalização

Uma vez que o projeto foi 100% concluído pelo projetista mecânico e todos os testes foram realizados, ele está pronto para ser entregue. Essa última etapa faz parte da fase de finalização e deve ser validada junto ao cliente.

Buscando um negócio parceiro para viabilizar os projetos da sua empresa? Conte com a Ballardin Engenharia! Possuímos uma equipe especializada na realização de projetos mecânicos, que irá desenvolver e acompanhar todas as fases de planejamento e execução, garantindo a eficiência dos seus equipamentos e maquinários.