Programas de Segurança do Trabalho

A fim de evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho nas empresas de pequeno, médio e grande porte, a Ballardin Engenharia realiza um criterioso trabalho junto aos seus clientes, que inclui o estudo e identificação de riscos que podem afetar a integridade dos trabalhadores,  bem como o desenvolvimento de métodos e técnicas capazes de evitar tais incidentes.

Comprometida em apresentar os melhores resultados e garantir que os seus clientes estejam sempre em conformidade com as normas de Segurança e Medicina do Trabalho, a empresa também elabora os principais Programas de Saúde do Trabalho exigidos pelo MTE e MPAS.

Confira abaixo os Programas de Saúde do Trabalho elaborados pela Ballardin Engenharia:

MTE

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PPRA consiste no levantamento dos riscos ambientais, sejam eles físicos, químicos, biológicos, mecânicos ou ergonômicos, que possam causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O PCMSO consiste em promover e preservar a saúde e diagnosticar precocemente possíveis danos à saúde dos colaboradores, utilizando sempre como referência as avaliações contidas no PPRA.

PCMAT – Programa das Condições e Meio Ambiente de Trabalho

O PCMAT é um programa que estabelece uma série de medidas e procedimentos de segurança a serem adotados durante o desenvolvimento de uma obra, visando definir estratégias para evitar os acidentes de trabalho e o aparecimento de doenças ocupacionais.

PPR – Programa Prevenção Respiratória

O Programa de Prevenção Respiratória estabelece um conjunto de medidas práticas e administrativas, que abrangem, desde a avaliação do risco respiratório em cada área de trabalho, até a seleção dos equipamentos, treinamentos, ensaios de vedação e definição de condição de manutenção e guarda dos respiradores.

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, bem como a segurança da população e do meio ambiente.

 MPAS

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP trata-se de um documento histórico-laboral que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que o trabalhador exerceu suas atividades em uma respectiva empresa.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.

O LTCAT é um laudo elaborado com o intuito de documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se tais agentes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.