Gestão de Segurança do Trabalho: Agora ela é necessária

 Em Assessoria em Segurança do Trabalho, Legislação

A gestão sempre fez parte da segurança do trabalho, mesmo que até agora não pudesse ser evidentemente notada ou fosse negligenciada. Com as atuais modificações das normas regulamentadoras, principalmente relativas à NR1, cada empresa deverá realmente atuar e colaborar com a gestão da segurança e saúde do trabalho em seus ambientes.

Essas mudanças que estão acontecendo na legislação, a partir de março de 2021 estarão fazendo parte da rotina dos profissionais da área e da maioria das empresas. Sancionada pela Portaria 6730 de 09 de março de 2020, a nova Norma Regulamentadora 01, Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, em seu item 1.5 traz como deverá ser o caminho das pedras para a gestão dos riscos ocupacionais dentro dos ambientes laborais:

PGR

– O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMAT (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção) serão substituídos pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, o qual será composto de basicamente por um inventário elencando todos os riscos presentes no ambiente de trabalho e também por um plano de ação, que contém as ações previstas para controlar, minimizar e eliminar tais riscos. O programa deve estar integrado com os demais documentos de forma a complementar e integrar todas as ações evidenciadas na empresa.

NBR ISO 45001

– A NBR ISO 45001 substituirá a OSHAS 18001, e suas modificações terão um enfoque baseado em riscos, fortalecimento da liderança e gestão, e também na participação dos trabalhadores na gestão de segurança. As empresas que já têm a certificação ISO 9001 vão utilizar alguns dos procedimentos já existentes para obtenção das obrigatoriedades da NBR 45001, a qual também entrará em vigor em março de 2021.

Gestão e Gerenciamento

Diante deste panorama de mudanças, precisamos ter claro os conceitos que estarão presentes em nossas rotinas de trabalho. Um deles é o conceito de gestão o qual remete à ideia de qual será a estratégia que a empresa deverá adotar para atingir o seu objetivo de melhoria contínua em seu ambiente de trabalho, ou seja, como seus recursos serão alocados para que possa minimizar os seus riscos ocupacionais. Quando falarmos de gerenciamento, estaremos identificando o como fazer, ou seja, quais as ações que deverão ser adotadas para atingir os objetivos traçados pela empresa no plano de gestão.

Não hesite em nos contatar para consultas, dúvidas e ponderações.

Ballardin Engenharia de Segurança do Trabalho

Posts recentes

Deixe um comentário