Quais são as funções de um Engenheiro em Segurança do Trabalho?

 Em Sem categoria, SST

A Saúde e Segurança do Trabalho é uma área essencial dentro de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. É por meio da SST que é possível preservar a saúde e integridade física dos colaboradores, detectar os fatores de risco presentes no ambiente ocupacional e treinar os funcionários sobre as práticas corretas relacionadas às suas atividades diárias.

Mas isso não é tudo! Essa área e, consequentemente, as funções de um Engenheiro em Segurança do Trabalho vão ainda além, como você terá a oportunidade de descobrir a seguir.

Leia também: 
– Ballardin Engenharia fecha duas novas parcerias de peso
– Número de mortes por acidente de trabalho volta a crescer no Brasil 
– Como a consultoria em Segurança do Trabalho pode contribuir com a sua empresa? 
– Segurança do Trabalho em pequenas e médias empresas 
– CIPA: obrigatoriedade e treinamentos

O que faz um Engenheiro em Segurança do Trabalho

De forma resumida, o Engenheiro em Segurança do Trabalho é um profissional que tem uma grande responsabilidade: a de efetuar análises de projetos a serem implantados juntamente com outras técnicas, a fim de recomendar alterações e, assim, eliminar ou minimizar os riscos de acidentes ou doenças ocupacionais.

É este profissional também que assegura que as empresas estão atendendo todos os requisitos de segurança, não apenas para a preservação de vidas, mas também para o cumprimento das legislações vigentes.

Não são apenas os acidentes que um Engenheiro em Segurança do Trabalho tem o dever de prevenir, mas também danos psicológicos em decorrência da jornada de trabalho. Para isso, esse profissional realiza a administração do dia a dia das situações que ocorrem dentro dos ambientes ocupacionais, organiza programas de prevenção e faz planejamentos para melhorar a estrutura do local, além de implantar outras melhorias consideradas cabíveis para, de fato, assegurar a segurança dos trabalhadores.

Engenheiro em Segurança do Trabalho atuandoTambém é responsabilidade do Engenheiro em Segurança do Trabalho elaborar e emitir os laudos técnicos que atestam, ou não, a capacidade de uma empresa receber trabalhadores, bem como traçar planos ideais contra riscos ambientais e fazer inspeções regulares para verificar quais são as reais condições que os funcionários enfrentam dia a dia em seus ambientes ocupacionais.

Um bom Engenheiro em Segurança do Trabalho também atua diretamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como CIPA, e fornece todas as informações pertinentes sobre o uso dos EPI’s e EPC’s, tanto para que os funcionários os utilizem corretamente em suas atividades laborais, quanto para que as empresas forneçam todos os equipamentos necessários.

Confira outras responsabilidades de um Engenheiro em Segurança do Trabalho:

ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho Assessorar as empresas sempre que o assunto envolve a segurança e higiene do trabalho;
ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Examinar atentamente os processos de fabricação, incluindo as instalações e materiais utilizados pelos funcionários;
ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Aplicar programas de ecologia e meio ambiente;
ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Promover palestras.

Onde e como atua um Engenheiro em Segurança do Trabalho?

Um Engenheiro em Segurança do Trabalho pode atuar de duas formas diferentes: ele pode tanto ser contratado por uma empresa pública ou privada e atuar diariamente dentro deste ambiente, quanto ser um profissional terceirizado, que presta serviços de assessoria técnica.

Neste segundo caso, o profissional vai até as empresas ou ambientes de trabalho para fazer um levantamento do que pode ser ajustado e alterado em prol da segurança e higiene do local, sempre pensando nas legislações e no bem-estar dos colaboradores.

Para realizar esse trabalho, o engenheiro visita todas as instalações da empresa, analisa os materiais utilizados, confere a relação de equipamentos de proteção individual e propõe alternativas para tornar o dia a dia da equipe de funcionários mais seguro e produtivo, indicando, por exemplo, a realização de treinamentos.

É importante destacar que as principais atribuições de um engenheiro em segurança do trabalho estão elencadas nas normativas do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e também do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Engenheiro em Segurança do Trabalho x Técnico em Segurança do Trabalho

Muitas pessoas sabem que existe o Engenheiro em Segurança do Trabalho e o Técnico em Segurança do Trabalho, porém, o que talvez não é muito claro para a grande maioria delas é a diferença entre essas duas áreas.

Para facilitar o entendimento, nós podemos dizer que, a principal diferença entre um profissional e outro é que o Engenheiro em Segurança do Trabalho cuida da parte burocrática do departamento e usa de suas atribuições para fazer melhorias nos ambientes ocupacionais, enquanto o Técnico em Segurança do Trabalho coloca em prática todas as orientações fornecidas pelo engenheiro.

Dessa forma, o Técnico em Segurança do Trabalho realiza atividades como:

ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Análise da melhor maneira de realizar os processos;
ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Gestão de conflitos e comunicação das políticas de segurança;
ícone verde utilizado para listar as funções do Engenheiro em Segurança do Trabalho  Fiscalização e monitoramento da aplicação das normas.

Tanto o Engenheiro em Segurança do Trabalho, quanto o Técnico em Segurança do Trabalho possuem grandes responsabilidades e é muito importante lembrar que a presença de um profissional não exclui a necessidade do outro dentro de um ambiente seguro.

Precisando investir na área de SST e está em busca de um Engenheiro em Segurança do Trabalho? Entre em contato com a Ballardin Engenharia e conheça todos os serviços e benefícios que oferecemos para o seu negócio!

Posts recomendados

Deixe um comentário

Resultados das avaliações quantitativas na tela de um computador