Cursos Online x Cursos Presenciais: qual é a opção ideal para a sua empresa?

 Em Cursos em Segurança do Trabalho

Os cursos de segurança do trabalho são grandes aliados das empresas. Por meio de seus conteúdos, é possível aumentar a produtividade, garantir que as atividades laborais sejam realizadas com mais eficiência e mais do que isso: minimizar os riscos e acidentes, preservando a integridade física e psicológica dos trabalhadores durante a realização de suas tarefas.

Leia mais:
+ Cursos de reciclagem em segurança do trabalho: quando fazer? 
+ Brasil: a 4ª nação com mais acidentes de trabalho 

Para promover todos esses benefícios às equipes de colaboradores, os cursos de segurança do trabalho são oferecidos nas modalidades online, in company e semipresenciais. Assim, as empresas podem optar pela solução que melhor se adapta à sua necessidade e que será mais proveitosa para os seus funcionários.

Vantagens dos cursos online

Leia também:
+ 6 vantagens de fazer cursos a distância em segurança do trabalho

Por representar uma forma prática e eficiente de capacitação, os cursos online têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Confira algumas vantagens garantidas por essa modalidade:

Flexibilidade

A flexibilidade é uma das principais vantagens dos cursos online, pois permite que os participantes acessem às aulas nos melhores horários e locais para o seu aprendizado e criem o seu próprio ritmo de estudo. Com os cursos EAD é possível, inclusive, que todos os materiais sejam acessados e revisados quantas vezes o aluno julgar necessário. Assim, os cursos se tornam mais proveitosos e os conteúdos são assimilados com mais facilidade.

Economia

Os cursos online ajudam a economizar não apenas o dinheiro, como também o tempo dos envolvidos no processo de capacitação. Afinal, com esta modalidade, a equipe responsável por ministrar os treinamentos ou os funcionários da empresa não precisam transitar de um local para outro, o que evita gastos com transportes e perda de tempo com descolamentos e trânsitos.

Além disso, as empresas não precisam se preocupar em investir em apostilas e outros tipos de materiais didáticos, já que todo o conteúdo exigido pelos cursos online costuma ser disponibilizado no momento da compra dos treinamentos.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Os cursos online promovem muito mais que o desenvolvimento profissional dos participantes. Isso porque, além de adquirir novos conhecimentos para a realização de suas atividades, os funcionários que realmente se dedicam aos cursos a distância conseguem desenvolver novas habilidades, que estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e contribuem até mesmo para o desenvolvimento pessoal, como: disciplina, organização, planejamento, fluência digital, além de iniciativa, gestão do tempo e concentração.

Vantagens dos cursos presenciais

Leia também:
+ Por que contratar cursos em segurança do trabalho para a sua empresa?

Acima você conferiu apenas algumas das vantagens oferecidas pelos cursos online. Mas não se engane, não é porque o ensino a distância tem ganhado espaço, que os treinamentos presenciais se tornaram ultrapassados. Pelo contrário, esta modalidade de ensino também proporciona diversos benefícios, como:

Experiências

Durante os treinamentos presenciais é possível compartilhar experiências, interagir com os colegas de profissão e ter um contato direto e imediato com o instrutor do curso – aspectos que podem agregar conhecimento aos participantes e complementar o conteúdo programático das aulas.

Além disso, esta modalidade de treinamento permite que os alunos acompanhem a realização de suas atividades na prática e, muitas vezes, dentro do seu próprio ambiente de trabalho, o que contribui, posteriormente, com a realização de suas tarefas.

Concentração

Embora a flexibilidade seja a grande vantagem dos cursos online, nem sempre ela é a melhor solução para as necessidades de assimilação de seus participantes. Muitas vezes a falta de organização do tempo, o local inadequado para os estudos e vários outros fatores podem comprometer a sua concentração e, consequentemente, a sua capacitação.

Os cursos presenciais, no entanto, são realizados em um horário determinado e em ambientes destinados à finalidade de transmitir conhecimentos e promover experiências, fatores que, na maioria dos casos, garantem maior concentração e comprometimento dos participantes.

Variedade de Atividades

Os cursos online são desenvolvidos para fornecer toda a informação necessária ao participante. Para isso, eles dispõem de materiais como ilustrações, textos e vídeos, que se adequem à plataforma de ensino a distância.

Já no caso dos treinamentos presencias, são incontáveis as técnicas e materiais que podem ser utilizados para desenvolver habilidades e transmitir conhecimentos. Basta que o instrutor tenha criatividade e disposição para propor atividades que sejam capazes de emergir o participante no assunto apresentado e garantir a sua completa capacitação.

Atualização de Conteúdos

Com o passar do tempo, alguns conteúdos e conceitos são reformulados e, no caso dos treinamentos presenciais, repassar esta atualização aos participantes é muito mais simples, utilizando uma apresentação oral clara e objetiva. No caso dos treinamentos online, no entanto, o processo de atualização não acontece de forma imediata, já que leva tempo até que todos os materiais sejam revisados e reformulados.

A modalidade ideal para a sua empresa

Em um primeiro momento, pode parecer que os cursos online vieram para exterminar os cursos presenciais do mapa. Porém, isso não é verdade! Cada modalidade possui as suas vantagens e desvantagens e para escolher qual é a melhor opção, treinamentos a distância ou treinamentos in company, é necessário conhecer os recursos e disponibilidade da sua empresa e, mais do que isso, o perfil e a necessidade da sua equipe de funcionários.

Além disso, é sempre interessante considerar o investimento em cursos semipresenciais, que unem os conceitos teóricos, repassados através dos treinamentos online, com a prática, vivenciada por meio dos treinamentos in company.

Os cursos de segurança do trabalho podem ser online, semipresenciais ou presenciais. Seja qual for a modalidade escolhida, o importante é que as empresas estejam sempre atentas em manter os seus funcionários capacitados, atualizados e, principalmente, protegidos contra os riscos e acidentes de trabalho.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Cursos a distância em segurança do trabalho