Cursos de Reciclagem em Segurança do Trabalho: quando fazer?

 Em cursos de reciclagem em segurança do trabalho

Qualquer empresa que está, de fato, preocupada em preservar a saúde e integridade de seus funcionários sabe que investir em cursos é fundamental. Porém, para que esse objetivo seja alcançado, não basta promover a capacitação dos colaboradores apenas uma vez. É preciso que seja investido também em uma campanha de atualização, que pode ser facilmente desenvolvida através de cursos de reciclagem em segurança do trabalho.

Leia também:
+ Por que contratar cursos em segurança do trabalho para a sua empresa? 
+ 6 vantagens de fazer cursos a distância em segurança do trabalho
+ CIPA: obrigatoriedade e treinamentos

Como o próprio nome sugere, esses cursos são desenvolvidos para profissionais que já passaram por treinamentos anteriores, já conhecem os principais conceitos da suas atividades e, mais do que isso: já sabem como minimizar os riscos e preservar a sua saúde e segurança em sua rotina de trabalho.

Isso significa que os cursos de atualização possuem um conteúdo mais avançado e têm como principal objetivo fazer com que os funcionários de uma empresa não fiquem parados no tempo, ou seja, estejam sempre informados sobre os novos conceitos e técnicas.

Validade dos cursos de reciclagem em segurança do trabalho

Sempre que um novo funcionário é contratado para realizar uma nova atividade em uma empresa, ele deve passar por um treinamento, que garantirá não apenas mais produtividade e eficiência durante as suas atividades, como também transmitirá formas de minimizar os riscos e, assim, preservar a sua saúde e segurança.

Uma vez que o primeiro curso for finalizado, o profissional só precisará, então, realizar os treinamentos periódicos de reciclagem. Cada Norma Regulamentadora determina um prazo de validade específico para os seus treinamentos e, por isso, é importante ficar sempre atento às exigências referentes a cada caso.

Confira o prazo de validade de alguns cursos de reciclagem em segurança do trabalho:

Curso NR 10

O curso da NR 10 busca garantir a segurança e saúde de trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam com instalações elétricas e serviços com eletricidade. O curso de reciclagem deve ser realizado a cada dois anos ou sempre que houver:

  1. troca de função ou mudança de empresa;
  2. retorno ao trabalho depois de inatividade ou afastamento superior ao período de três meses;
  3. troca significativa nas instalações e processos adotados pela corporação.

Curso NR 12

O curso da NR 12 estabelece medidas para prevenir doenças e acidentes relacionados à fabricação, importação, comercialização, exposição e utilização de máquinas e equipamentos. Embora não possua uma data de validade limite, o curso de reciclagem desta NR deve ser fornecido aos trabalhadores sempre que houver alguma mudança significativa nas instalações e operações de máquinas ou, ainda, quando a empresa atualizar os métodos e processos de trabalho.

Curso NR 13

Destinado aos colaboradores que atuam com caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações, no que diz respeito à instalação, manutenção, inspeção e operação, o curso de NR 13 deve ser atualizado sempre que houver mudanças significativas na operação de equipamentos pressurizados ou quando a empresa contratante incluir novos métodos e processos de trabalho.

Curso NR 18cursos de reciclagem em segurança do trabalho

O curso da NR 18 busca implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Esta NR também não determina um prazo de validade entre o curso admissional e os demais cursos exigidos, no entanto, sempre que uma nova fase da obra for iniciada, um novo treinamento deve ser oferecido aos trabalhadores, assim como em outras situações, caso a empresa contratante ache necessário.

Curso NR 20

Com disposições regulamentares aplicadas aos trabalhadores que atuam com a armazenagem, manuseio e transporte de líquidos combustíveis e inflamáveis, o curso de reciclagem da NR 20 possui três modalidades diferentes e cada uma delas conta com uma data de validade própria, conforme você pode conferir abaixo:

  • Curso básico: 3 anos;
  • Curso intermediário: 2 anos;
  • Curso Avançado I e II: um ano;
  • Curso Específico: deve ser fornecido aos trabalhadores sempre que houver:
  1. Modificações significativas no processo;
  2. Mortes de trabalhadores;
  3. Ferimentos em decorrência de explosão e/ou queimaduras de 2º ou 3º grau, que implicarem em necessidade de internação hospitalar;
  4. Exigência por meio do histórico de acidentes ou incidentes da empresa.

Curso NR 33

A Norma Regulamentadora 33 busca definir o reconhecimento de espaços confinados, assim como a avaliação, monitoramento e controle de riscos que possam existir nesses ambientes. Para que as exigências dessa NR sejam colocadas corretamente em prática, as empresas devem fornecer cursos de capacitação sempre que:

  1. Houver mudança no procedimento, condições e operações do trabalho;
  2. for identificado que o conhecimento dos trabalhadores não atende à demanda das atividades realizadas;
  3. a empresa contratante julgar necessário.

Além disso, existem cursos específicos para trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entradas que devem ser realizados anualmente, com o intuito de atualizar os conhecimentos teóricos e práticos de cada profissional.

Curso NR 35

A norma regulamentadora 35 estabelece os requisitos mínimos, bem como as medidas de proteção necessárias para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução de tal atividade e buscando, assim, garantir a saúde e segurança dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente na sua realização.

O que esta norma determina com relação aos cursos de reciclagem é a realização bienal ou, então:

  1. em casos de mudanças nos procedimentos e operações da empresa;
  2. quando for identificada a necessidade de um novo treinamento;
  3. quando um profissional retornar ao trabalho depois de um afastamento superior a 90 dias;
  4. em casos de mudança de emprego.

Cursos de reciclagem em segurança do trabalho da Ballardin Engenharia

Além de oferecer todo o conhecimento teórico e prático para a realização das mais diversas atividades, através de cursos on-line, presenciais e semipresenciais em segurança do trabalho, a Ballardin Engenharia também fornece cursos de reciclagem didáticos e totalmente focados em atender as exigências do MTE.

Conheça todos os cursos de reciclagem em segurança do trabalho disponíveis e garanta a capacitação e atualização de sua equipe de funcionários hoje mesmo!

Posts recomendados

Deixe um comentário