Cursos de EAD na Segurança do Trabalho: como saber se são confiáveis?
O ensino a distância já deixou de ser novidade há um bom tempo e mostrou que veio mesmo para ficar. Fatores como a evolução tecnológica e a flexibilidade de aprendizado oferecida são alguns dos motivos pelos quais essa modalidade se tornou tão popular. Os cursos de EAD na Segurança do Trabalho seguem os mesmos passos de sucesso e adesão.
Leia também: Cursos a distância em Segurança do Trabalho são regulamentados pelo MTE
Hoje, os treinamentos on-line já estão regulamentados pela lei nº 6.514 de 22-12-1977 e na portaria 3.214 de 8-6-1978 pela própria NR-01 – Disposições Gerais, a qual já prevê em seu Anexo II todos os requisitos necessários para a capacitação de colaboradores por meio de cursos semipresenciais e a distância.
Se algumas empresas ainda não tinham se tornado adeptas dessa modalidade para capacitar as suas equipes, certamente, nos últimos meses, elas tiveram um bom motivo para reavaliar essa decisão e apostarem nos treinamentos on-line. Afinal, devido às recomendações de isolamento e distanciamento social relacionadas à pandemia do coronavírus, o EAD na Segurança do Trabalho se tornou uma ótima opção – se não a única – para manter os treinamentos do quadro de funcionários em dia.
Diferentemente de outros fatores que devem voltar ao normal com o fim da pandemia, a ascensão dos treinamentos on-line parece ser realmente um caminho sem volta. Por isso, a recomendação para empresas que ainda não adotaram esse tipo de ensino para capacitar seus colaboradores é investir, sim, nessa modalidade, mas não sem antes pesquisar.
Leia também: Cursos on-line X Cursos presenciais: qual é a opção ideal para a sua empresa?
Algumas plataformas que oferecem esse tipo de serviço não possuem um alto grau de confiabilidade e nem estão 100% comprometidas em promover o desenvolvimento dos colaboradores por meio do EAD na Segurança do Trabalho.
Por isso, antes de mais nada, o indicado é conhecer a reputação da empresa que está oferecendo o serviço e analisar o que o treinamento engloba: quanto mais materiais de apoio e conteúdos complementares forem oferecidos, maiores são as chances de o colaborador compreender o conteúdo apresentado. Além disso, é importante que haja também um canal para tirar dúvidas.
Outro ponto a ser analisado é se o curso a distância possui um projeto pedagógico específico e, principalmente, se ele atende a todos os requisitos apresentados pelas normas regulamentadoras. Só assim será possível garantir o completo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores e, mais do que isso, a correta execução das atividades, bem como a saúde e segurança de cada um dos participantes.
Leia também: 6 vantagens de fazer cursos a distância em Segurança do Trabalho
Procurando cursos de EAD na Segurança do Trabalho em que a sua empresa possa confiar? A Ballardin Engenharia possui mais de 19 anos de atuação na área e já capacitou mais de 3.000 colaboradores.
Nossa equipe realiza treinamento presenciais em empresas de médio, pequeno e grande porte e nós oferecemos também uma plataforma de ensino a distância para a capacitação em dezenas de cursos básicos, avançados, específicos e de reciclagem. Todos os conteúdos e módulos são desenvolvidos de acordo com as exigências previstas por lei e ao final dos treinamentos, são emitidos certificados válidos em todos os Brasil.
Garanta a matrícula de sua equipe em nossos cursos de EAD na Segurança do Trabalho, entrando em contato conosco ou acessando diretamente a nossa plataforma!