Como a consultoria em segurança do trabalho pode contribuir com a sua empresa?

 Em Assessoria em Segurança do Trabalho

Infelizmente, no Brasil e em todo o mundo é possível identificar uma série de mortes e acidentes laborais causados pela negligência das empresas, que se recusam a dar a devida importância aos assuntos ligados à segurança e saúde do trabalho.

Prova disso, são alguns dados divulgados no último ano, que revelam que:
– somente em 2017, mais de 20 mil empresas brasileiras foram autuadas por não respeitarem as leis de SST;
– no mundo inteiro, um trabalhador morre a cada 30 segundos devido à exposição à produtos químicos tóxicos;
o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo.

Apesar desse triste cenário, a boa notícia em relação a esse assunto, é que, se toda empresa fizer a sua parte, essa realidade pode mudar. Ficou interessado em saber como? É simples: contando com o apoio de uma empresa especializada e, principalmente, altamente comprometida em preservar a saúde e integridade física de seus colaboradores.

Segurança do trabalho: como fazer a diferença?

Quando o assunto é segurança e saúde do trabalho, uma série de medidas devemMulher em utilizando EPI ser tomadas pelas empresas. Porém, isso nem sempre é possível sem o acompanhamento de um profissional da área. Afinal, para atender todas as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego e adotar medidas preventivas, é necessário estudar a documentação dos colaboradores, as atividades realizadas por eles, os ambientes de trabalho nos quais eles estão inseridos, os equipamentos utilizados para a realização das tarefas, o nível de conhecimento dos funcionários para o desempenho da função, entre outros.

Ou seja, para mudar o cenário de SST dentro da sua empresa é necessário que todas essas questões sejam devidamente estudadas e estejam corretamente alinhadas. E é aí que entra o trabalho de um profissional da área de segurança e saúde do trabalho.

Consultoria em segurança do trabalho pode ser a solução

Homem com EPI falando em um walk talkOs profissionais que atuam na área da segurança do trabalho, como engenheiros, médicos, técnicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, possuem toda a expertise necessária para identificar a atual situação da empresa no que diz respeito à SST. E uma forma de fazer esse levantamento é por meio do serviço de consultoria, que estuda a fundo todos os pontos fortes e fracos do que já vem sendo implantado e também identifica as carências daquela empresa e de sua equipe de funcionários.

Algumas questões que são avaliadas pela consultoria em segurança do trabalho são:

 

ícone de um check verde  a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

ícone de um check verde  a elaboração do Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT);

ícone de um check verde  a elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

ícone de um check verde  a elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT);

ícone de um check verde  a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);

ícone de um check verde  a elaboração do Laudo de Insalubridade;

ícone de um check verde  a elaboração da Avaliação Ergonômica do Trabalho (EAT);

ícone de um check verde  a realização ou indicação da necessidade de palestras e treinamentos de segurança;

ícone de um check verde  a implementação e treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

ícone de um check verde  a implementação dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Conte com a consultoria da Ballardin Engenharia

Com mais de 15 anos de atuação, a equipe da Ballardin Engenharia realiza um trabalho criterioso que ajuda as empresas a se adequarem às exigências das leis vigentes e, principalmente, a dedicarem toda a atenção devida à sua equipe de funcionários.

Esse trabalho inclui uma etapa de avaliação e, posteriormente, a apresentação das soluções mais interessantes para a realidade do empregador e do seu negócio. Depois dessa etapa, vem a fase de implantação, que pode ser realizada pela própria empresa, recebendo todo o suporte necessário por parte da Ballardin Engenharia, ou diretamente pela nossa equipe!

Faça da sua empresa uma referência em SST. Entre em contato com a Ballardin Engenharia e solicite um orçamento para consultoria em segurança do trabalho.

 

Leia também:
– eSocial e a segurança do trabalho: o que muda? 
– Segurança do trabalho em pequenas e médias empresas
– CIPA: obrigatoriedade e treinamentos 
– LTCAT: o que é? 

Posts recomendados

Deixe um comentário

segurança do trabalho em pequenas e médias empresas