CIPA: Obrigatoriedade e Treinamentos

 Em Cursos em Segurança do Trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA, trata-se de um grupo formado por funcionários de uma empresa, que atuam com o objetivo de tornar a realização de atividades dentro do ambiente de trabalho compatível com a preservação da vida e saúde dos demais colaboradores. Ou seja, como o próprio nome sugere, a CIPA trata-se de uma comissão focada na prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelo trabalho.

Todas as empresas que possuem em seu quadro de funcionários mais de 20 colaboradores registrados devem, obrigatoriamente, constituir a CIPA e oferecer todo o treinamento necessário para os seus membros. Já as empresas com um número menor de trabalhadores registrados precisam ter ao menos um representante da CIPA, que também deverá dispor de toda a informação necessária para a execução de suas atividades.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, e atualizada pela Portaria SIT. nº 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Treinamentos CIPACIPA

Focada em oferecer o melhor serviço em Segurança do Trabalho e garantir que seus clientes atuem sempre em conformidade com as leis vigentes, a Ballardin Engenharia conta, em seu quadro de serviços prestados, com o treinamento para cipeiros.

O curso tem 20 horas de duração, conforme exigido pelo MTE, e pode ser realizado online e in company. Caso a empresa opte pela modalidade presencial, o treinamento apresentado à CIPA incluirá apostilha para melhor acompanhamento e entendimento dos assuntos abordados, apresentação de vídeos, realização de ginástica laboral, dinâmicas motivacionais e de integração.

Se a empresa contratar, no entanto, a modalidade online, os participantes irão contar com textos, ilustrações e vídeos. Tudo desenvolvido de acordo com o conteúdo programático exigido pelo MTE e pensado para facilitar a absorção e compreensão dos cipeiros.

Entre os assuntos abordados pelo treinamento de CIPA aplicado pela Ballardin Engenharia estão:

CIPAprevenção de acidentes;

CIPAconceitos de acidentes e incidentes;

CIPAinvestigação de acidentes;

CIPAinspeção de segurança;

CIPAlegislação trabalhista e previdenciária;

CIPAreconhecimento de riscos presentes nos ambientes de trabalho.

Ao final do curso, os cipeiros estarão aptos a realizar às suas atividades dentro da empresa e contarão com certificado de comprovação de conclusão, que terá validade de um ano.

Ofereça aos seus colaboradores o melhor treinamento para CIPA. Adquira o curso online de forma prática e eficaz ou entre em contato para contratar o treinamento presencial na sua empresa.

Posts recomendados

Deixe um comentário