6 vantagens de fazer cursos a distância em segurança do trabalho

 Em Cursos em Segurança do Trabalho

Cada vez mais os cursos de ensino a distância têm ganhado espaço no mercado e o motivo desta mudança é bem simples de entender: pessoas que, antes, não tinham tempo ou condições de se dedicarem aos estudos, agora, podem estudar com horários flexíveis, em qualquer lugar que estejam, desde que tenham acesso à internet.

Esta alternativa de EaD tem se mostrado tão eficaz, que empresas de todos os portes têm adotado a modalidade on-line para realizar treinamentos internos e, assim, capacitar a sua equipe de funcionários nas mais diversas áreas, incluindo a de segurança do trabalho.

Ainda está em dúvida se os cursos de ensino a distância são a melhor opção para o seu aperfeiçoamento pessoal ou de seus colaboradores? Então, confira a seguir algumas vantagens desta modalidade.

Flexibilidade

Diferente de cursos presenciais, os cursos de EaD não exigem a presença física dos profissionais em um determinado local e horário. Pelo contrário, o participante cria o seu próprio cronograma de estudo, conforme a sua disponibilidade, e acessa aos conteúdos nos locais e horários que forem melhor para o seu aprendizado e concentração.  Tudo isso, sem mencionar que cada pessoa pode desenvolver o seu próprio método de estudo, respeitando o seu ritmo de compreensão e aprendizado.

Conteúdo Padronizado

Já que todos os participantes têm acesso ao mesmo material de estudo, os cursos de ensino a distância permitem que a mesma informação seja repassada a todas as pessoas de forma igual, diminuindo erros, divergências e até omissões durante os treinamentos.

Além disso, nos casos de cursos presenciais, se o participante precisar se ausentar por alguns minutos ou, ainda, faltar no dia do treinamento, ele perderá aquele conteúdo em questão; problema que não é encontrado nos cursos on-line, uma vez que eles podem ser pausados quantas vezes forem necessárias, sem comprometer o recebimento e a compreensão das informações.

Comprometimento com o Conteúdo cursos-de-ensino-a-distância

Muitas vezes, os cursos de EaD podem garantir um aprendizado maior do que os cursos presenciais. Isso porque, normalmente, a pessoa irá estudar em um local próprio para se concentrar, que seja mais silencioso e tenha menores fatores para roubarem a sua atenção.

Outro ponto positivo é que, apesar da facilidade e flexibilidade do aprendizado, os treinamentos a distância exigem do participante mais comprometimento, organização e disciplina, qualidades que podem ser desenvolvidas e são bem-vistas tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.

Aceitação no Mercado

Por muitos anos, os cursos de EaD foram encarados com estranheza pelo mercado. Hoje, no entanto, este cenário foi deixado para trás e os treinamentos on-line passaram a ter o mesmo valor e aceitação que os cursos presenciais, tanto na hora de contratar, quanto na hora de capacitar os funcionários.

Facilidade de Acesso

Os cursos de ensino a distância superam qualquer barreira de localização. Isso porque, basta ter acesso à internet que todo o conteúdo estará disponível para o aprendizado, o que não acontece com o treinamento presencial, que requer uma logística de transporte, tanto para levar os colaboradores até o local dos cursos, quanto para transportar os profissionais que irão ministrar os treinamentos.

Certificação

Outra vantagem garantida pelos cursos on-line é que, para a obtenção do certificado, é necessário que o participante passe por uma avaliação, que irá comprovar a sua participação e o seu preparo para a realização de suas atividades.

Além disso, os certificados relacionados aos cursos de segurança do trabalho só podem ser emitidos se atenderem as exigências do MTE, o que garante que o funcionário passará por todo o aprendizado necessário e estará apto para evitar os possíveis acidentes durante à sua jornada de trabalho.

Outros pontos positivos são que, os cursos de ensino a distância em segurança do trabalho possuem a mesma validade dos cursos presenciais e, que, em alguns casos, existe a possibilidade de empresas contratarem treinamentos semipresenciais cuja a parte teórica é disponibilizada na plataforma on-line e a parte prática é aplicada na própria empresa, utilizando os equipamentos e o ambiente de trabalho do dia a dia.

Cursos de Ensino a Distância da Ballardin Engenharia

Ciente das diversas vantagens que os cursos de ensino a distância podem representar tanto para os colaboradores, quanto para os empregadores, a Ballardin Engenharia trabalha com uma plataforma on-line, em que são disponibilizados mais de 40 cursos diferentes em segurança do trabalho.

Todos os cursos são divididos em módulos, que contemplam vídeos, ilustrações e textos, além de conteúdos de apoio, garantindo a absorção completa das informações e o total aperfeiçoamento de sua equipe de funcionários.

Conheça todos os cursos de ensino a distância disponibilizados pela Ballardin Engenharia e garanta já a matrícula de seus colaboradores!

Posts recomendados

Deixe um comentário

Cursos de reciclagem em segurança do trabalho